sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO

Walkiria Assunção
1- PREFÁCIO

A família nos dias de hoje, está sufocada por uma sociedade, que não sabe como fazer para se manter unida. Passa os tempos e continua-se ouvindo que a educação começa em casa: se começa em casa porque a vida famílias está em crise? Onde está o erro?, Como fazer para conserta-lo?
Muitos procuram a religião, buscando através do evangelho a disciplina que julga necessária para manter sua família unida, vendo em Deus a solução para que possam viver em união. Alguns alcançam outros não, mas a busca continua para se achar a resposta.
Os adultos chefes da casa, também conhecidos como pais, muitas vezes culpam seus filhos alegando que eles são irresponsáveis, que não cumprem com suas obrigações e responsabilidades: Será que os pais continuam dando bons exemplos familiares para os filhos? Será que estão presentes no dia-a-dia deles, servindo de espelho para que eles possam encontrar segurança? Ou é só cobrança?
O importante é que os pais ensinem, mas também aprendam com os filhos, não devendo esquecer que a geração atual e a deles, a sua ficou para trás.
A família sempre esteve evidência, sempre buscando o elo perdido, se mantendo unidas.
O mais importante e que elas não desistam, para que possam ser mais uma a vencer essa sociedade que foi marginalizada pela corrupção e pelas drogas.
A solução que a família continua tento para sobreviver e incansavelmente manter-se mesmo que a trancos e barrancos unidas.


2 - INTRODUÇÃO

A EDUCAÇÃO é um mistério que vem no decorrer de muitas dadas trazendo uma enorme preocupação para os pesquisadores que buscam achar o melhor meio para se educar, de uma coisa se tem certeza A EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA NO MOMENTO EM QUE NASCE.

3 - A FAMÍLIA NOS TEMPO PASSADO

A família nos tempo passado, não diferenciava no tratamento a criança de um adulto, as famílias não as colocavam como um ser pequeno que precisava brincar e estudar, por isso nessa época elas se comportavam como de maneira muitas vezes como um adulto, que acompanhava os mais velhos para o campo de serviço onde lá aprendiam no dia-a dia a noção do trabalho, ficando para trás a sua infância e o carinho de seus pais, que só via o lado que seria mais um a ajudar no orçamento familiar, quando pertenciam a família pobres, enquanto os filhos dos grandes senhores também eram mantidos nos cuidados de suas amas tendo que viver sentados,arrumados sem pode brincar e longe do carinho de seus pai.


3.1 - A FAMÍLIA NOS TEMPOS DE HOJE

A família nos dias de hoje passa por uma busca para achar o melhor meio para educar os seus filhos, mas tendo um grande problema devido à falta de tempo, por isso para muitos fica a pergunta: Como tornar a criança e o jovem mais consciente de si mesmo e dos seus direitos? Como ensiná-los a pensar e ser capaz de socializar-se, sendo que os pais precisam sair para trabalhar, deixando-os sozinhos, sem nenhuma possibilidade de tempo para com eles, dando-lhes o ensinamento o carinho e a atenção necessária?

4 - O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

E na família que tudo começa, ela tem que ter os filhos como uma planta que precisa ser regada com amor, carinho, atenção e dedicação, dando a eles disciplinas para que possam crescer num alicerço fundamentado nos conceitos familiares, para que seu desenvolvimento intelectual venha florescer e o ajude a buscar os seus valores e respeitar os valores dos outros, e aprendendo esses valores que eles vão poder crescer sadiamente dentro de uma sociedade que cobra a cada minuto o bom caráter de um individuo.

4.1 - A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA OS FILHOS

A família tem uma grande importância nesse processo de ensinar e educar, ela trás para seus filhos o diálogo constante do que e certo e errado, para eles possam cada vez mais rever os seus valores, para isso a família tem que estar bem estruturada e transmitir o conhecimento, dando a oportunidade para que seus filhos possam falar abertamente sobre suas duvidas e vontades, evitando que eles não tenham informações erradas de pessoas indevidas.

5 - COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS

Os pais carregam consigo uma bagagem muito grande de conhecimentos que precisam ser passados para seus filhos, pois esses conhecimentos serão de grande importância para eles terem como experiência para enfrentar a selva que encontraram fora de suas casas.
Nesse momento e de grande importância o diálogo franco e aberto sem preconceitos religiosos ou pessoais.

5.1 - COMUNICAÇÃO

Na educação comunicativa tem também que se ter muito cuidado com que entra na casa por meio de telecomunicação como a televisão, vídeo games, internet e outros, que venham contrapor os ensinamentos familiares, trazendo má influência, provocando um grande transtorno, nem tudo que passa nesse meio de comunicação e educação.
Os pais têm que estar sempre atentos para saber como lidar com a situação na ora que for necessário, para impedir que a evolução negativa dos tempos contamine sua família.
Esse meio de comunicação tem sobre as crianças e os jovens uma influência muito grande, tornando muito mais rápido a descoberta de novas experiências que aumentara seu potencial intelectual, trazendo muitas vezes uma falsa educação que corrompe , vendendo facilidades que podem trazer a morte com as destruição dos valores famílias.














6 - CEGUEIRA FAMILIAR







A família que se recusa a enxergar o que hoje esta ocorrendo na sociedade, trazendo a desagregação da criança e do jovem, tornando essa cegueira familiar e social num instrumento de destruição do cidadão que cai na marginalidade e no banditismo, levando-o a se corromper diante da sociedade que muito pouco pode fazer para ajudar na recuperação dessa juventude e de suas famílias.


7 - CONCEITO FAMILIAR

Tem que haver uma análise nos conceitos familiar para que os pais possam se interar mais na vida de seus filhos, não podendo eles esquecer que a geração do momento não e deles e sim de seus filhos, procurando participar mais de perto do dia-a dia dos seus filhos e quando houver necessidade procurar ajuda das pessoas qualificadas.
Se não houver essa necessidade não esquecer que o lazer familiar também faz parte de uma boa educação.

8 - CONCLUSÃO

E na família que os filhos devem se espelhar, e com os pais aprendem os valores e como devem se comportar na sociedade em que vivem, levando esse conhecimento na trajetória da sua vida.
Por isso e muito importante que a família viva em harmonia e união, para passarem juntos os dias difíceis que poderão vir.

9 - REFERÊRENCIA

Internet- www.portalda familia.org/artigos/artigo/150.shtml

Livro.História Social da Criança e da Família
Segunda Edição
Philippe Ariès
LTC- 1981--

Nenhum comentário:

Postar um comentário