sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CRIANÇA COM DISTURBIO DE COMPORTAMENTO

Walkiria Assunção

OBJETIVO GERAL

Procuro mostrar ao longo desse trabalho, o argumento simplificado sobre a produção e compreensão do texto: A CRIANÇA COM DISTURBIO DE COMPORTAMENTO.
Dentro da sala de aula a várias maneiras para localizar a criança com distúrbio de comportamento, o professor no dia-a-dia através de observação pode fazendo um registro sob seu modo de agir, pensar .


OBJETIVO ESPECIFICO

Criança retraída muitas vezes representam uma ameaça maior para si mesma do que para as pessoas que as rodeiam. Como não são indisciplinadas, não causam problemas para o controle da sala de aula.
Elas não são capazes de fazer amizade com outras crianças que formam o seu grupo social, na sala de aula ou fora dela, e muito quieta, com ar triste que não passa despercebida, revelando um comportamento inadequado para sua idade.


PROBLEMA


As características aparecem bem cedo para a maioria das crianças, logo na primeira infância, elas apresentam dificuldades em manter atenção, distrai-se com facilidade, tem dificuldade em se organizar na linguagem verbal ou escrita, muitas vezes parecem não ouvir.
Na idade escolar apresentam uma maior probabilidade de repetência, evasão e baixo rendimento escolar, e extremamente Dependente e fica deprimida facilmente, muitas vezes são rotuladas de retardas, não conseguem ter o mesmo desempenho comparado ao seus colegas.

HIPOTESE

Os estudos mostram uma grande evolução de problemas de comportamento em criança em idade escolar, quando há alterações sensoriais ou problemas neurológicos, ausência ou insuficiente estimulação.
Piaget ( S.D) diz que durante a primeira infância a motricidade e o psiquismo estão intimamente juntos. Assim, podemos dizer que a criança que domina o uso de seu corpo pode aprender o mundo que rodeia estabelecendo relação com ele e, em ultima instancia, desenvolve sua inteligência.


JUSTIFICATIVA

“A Motricidade tem um papel fundamental na vida intelectual e constitui uma de suas origem, basicamente expressa o movimento que não produz se o desenvolvimento intelectual e emocional da criança não estiver sintonizados.
A psicomotricidade é um dos elementos sociais na educação pedagógica, pois é, tanto ação como expressão servindo de elo entre o sujeito e o meio ambiente. A evolução psicomotora esta internamente ligada ao desenvolvimento das coisas, do espaço, do tempo, do mundo externo do sujeito.Ela trata de relacionar os elementos aparentemente desconectados de uma evolução:o desenvolvimento psíquico e o desenvolvimento motor.

METODOLOGIA

A educação escolar não e vista isoladamente, somente dentro da sua totalidade, no que acontece dentro dela, mas em todos os ambientes .
Ensinar é criar condições para que os alunos desenvolvam as condições básicas de domínio das diversas linguagens fundamentalmente a da escrita.
Ensinar além de se caracterizar como uma atividade colaborativa entre professores e alunos, deve promover essa colaboração entre os pr´pios alunos, estimular, o trabalho em equipe e proporcionar um espaço para que um ensine aos outros aquilo que dominam melhor.
A atividade psicomotora não pode faltar, porque privilegia o ato físico, mas leva ao trabalho mental, no qual se aprende a escrita,interpretar, imaginar, organizar, representar, passa da idéia do ato, do abstrato ao concreto, bases imprecidivéis da aprendizagem formal.

CONCLUSÃO

O principio democrático da educação para todos, só esta visando sistemas educacionais que se especializem em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos com deficiência.
Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte.
A escola para maioria das crianças é o único espaço que abre caminho aos conhecimento universais e sistematização. E nela que vão encontrar subzidios para se desenvolver sem barreira entre crianças “normais”e crianças com problemas de comportamento.












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